The 12 Best Movies of 2000

Para iniciar uma das pautas do site, vamos olhar para trás, lá para o início do século, o novo milênio começou, com ele um novo cinema chegou as telas, para alguns o cinema morreu com a virada do século, para outros ele continuou crescendo e crescendo, cada lista corre para os 12 melhores filmes de cada ano, todas as terças-feiras de cada semana, cada lista é muito particular, cada filme selecionado é muito particular.

O primeiro ano do século, não foi muito bem sucedido, particularmente acho o pior ano do século até agora, muitos dos filmes premiados, não eram nem de longe tudo isso, Gladiador, de Ridley Scott por exemplo, é o pior vencedor do Oscar até agora, enquanto Dançando no Escuro, de Lars Von Trier, é amado por muitos, odiado por mim e quem aguenta Chocolate, de Lasse Hallstrom indicado nas principais categorias do Oscar, uma lastima total, sem mais delongas, vamos a minha lista.

Resultado de imagem para Cast Away, movie
12. Náufrago, de Robert Zemeckis
O clássico personagem criado por Tom Hanks - na sua última indicação ao Oscar, até hoje (injusto, claro) - ficará eternamente em nossas lembranças, afinal de contas, quem não se recorda de Chuck conversando com a bola de vôlei, chamada Wilson? O titulo nacional, arranca toda essencia do filme, ainda assim, por conta de uma grande atuação de Hanks, que carrega o filme nas costas, merece estar aqui na lista.


Resultado de imagem para Erin Brockovich movie
11. Erin Brokovich - Uma Mulher de Talento, de Steven Soderbergh
O diretor que conseguiu duas indicação ao Oscar de melhor direção no mesmo ano, talvez tenha sido o único até hoje, estava em um excelente ano, com os dois filmes lançados, ele conseguiu ganhar um total de cinco prêmios, dentre eles o de melhor atriz para Julia Roberts que tentava ganhar o prêmios por anos, ela que interpreta uma mulher dura na queda, começa uma luta difícil que mobiliza centenas de pessoas a conseguir ganhar um processo de 333 milhões de dólares de indenização, com uma fotografia tipica dos filmes do diretor, não é o seu melhor filme, também não é a melhor atuação de Julia Roberts, contudo, em um ano fraco, foi um dos melhores.


Resultado de imagem para Bread and Roses movie
10. Pão e Rosas, de Ken Loach
O diretor criou fama por tratas da classe operária do seu país, aqui ele continua tratando da classe operária, só que nos Estados Unidos, junto com seu habitual colaborador Paul Laverty, ambos tratam a classe operária que chega do México para os Estados Unidos e são jogados em empregos que pagam miséria. O filme mostra como Loach é um dos diretores mais subestimados dos últimos anos, seus filmes - apesar da clara fragilidade - escondem conteúdo e principalmente muitas denuncias.


Resultado de imagem para Batoru Rowaiaru, movie
9. Batalha Real, de Kinji Fukasaku
O filme que foi encarado por muitos como a versão original de "Jogos Vorazes" - e pode ser mesmo - é um jogo extremamente violento e por mais que tenha seus problemas - como o excesso de personagens que diminui a força do filme - é uma obra muito corajosa para o seu tempo, que proporciona não só o horror de um grupo de jovens matando uns aos outros, mas também muita reflexão, mostrando o seu país como um lugar distópico, para quem gosta de filmes sanguinários, esse é o ideal.

Resultado de imagem para amores perros movie
8. Amores Brutos, de Alejandro González Iñárritu
O primeiro filme de um diretor que se tornaria um dos melhores da atualidade, também a primeira parte da uma das melhores trilogias do século XXI, o filme mostra três histórias que de alguma forma se interligam (as três partes da trilogia são assim) mostrando como cachorros - tratados da forma mais cruel possível -  são reflexo de seus donos, da sociedade, não é um filme fácil, não é para todos os gostos, muito por conta do seu clima sempre pessimista.

Resultado de imagem para Nueve Reinas movie
7. Nove Rainhas, de Fabián Bielinsky
Seria cômico, se não fosse trágico, já dizia o ditado -,as excepcionais interpretações somadas à sagacidade do roteiro são de impressionar, divertido, provocativo, peculiar e, acima de tudo, surpreendente, esse é o filme argentino que teria sua formula copiada durante muitos e muitos anos, contado em tom cômico e escrachado, Darín entrega mais uma de suas excepcionais atuações, ótimo filme.

Resultado de imagem para snatch movie
6. Snatch - Porcos e Diamantes, de Guy Ritchie
Para a grande maioria esse é mais do que Ritchie sempre fez durante toda sua carreira, é talvez até seja mesmo, aqueles mafiosos, história mirabolante, muitos personagens, luta com câmera lenta, tudo está presente, ainda assim aqui temos os personagens mais carismáticos, a melhor direção, o melhor conjunto d euma obra que o diretor construiu nos anos 90, é talvez o seu melhor filme até hoje - salvo Rock n' Rolla, que é tão bom quanto.~

Resultado de imagem para almost famous movie
5.Quase Famosos, de Cameron Crowe
Só consegui assistir faz alguns dias, de tanto meus colegas cinéfilos falarem que era isso e aquilo, eu sempre torci o nariz, até que fui arrebatado por esse delicia de filme, se eu soubesse que era tudo isso, já teria visto a tempos, aquele delicioso clima de filme de estrada - que eu tanto amo - aquela trilha sonora que só quem gosta do gênero, gosta mesmo. esse é não só um trabalho competente, como o segundo melhor filme de Cameron Crowe, diretor que até hoje considero uma completa farsa.

Resultado de imagem para plata quemada movie
4. Plata Quemada, de Marcelo Piñeyro
Quase ninguém assistiu essa pequena pérola do cinema argentino, talvez os mais apreciadores do cinema latino, ou o público homossexual, o filme mostra como as escolhas podem ser certas ou erradas, como o amor pode ou não desgraçar a vida de uma pessoa, o diretor mostra corpos sensuais para enfatizar o amor entre os dois homens, que estão fugindo da policia, um grande filme que merecia mais atenção.

Resultado de imagem para memento movie
3. Amnésia, de Christopher Nolan
Que Nolan é um dos grandes cineastas da atualidade, isso é um fato, exceto que sua megalomania está tomando conta de seus últimos filmes, ainda assim, Amnésia é uma prévia do que Nolan nos entregaria nos anos seguintes, em um filme muito bem montado - tanto no roteiro quanto na edição - um filme totalmente mirabolante, contanto de trás para frente com a maior maestria possível, também a melhor atuação de Guy Pearce.


Resultado de imagem para Requiem Para um Sonho movie
2. Réquiem Para um Sonho, de Darren Aronofsky
O cinema nunca mais foi o mesmo depois de Aronofsky, é o filme mais bem dirigido do ano 2000, mostra com a maior crueldade possível o mundo das drogas - é também um filme que eu gosto muito, por vivenciar parte das experiências das protagonistas - a obra-prima do diretor é de causar uma dor sem precedentes, um dos filmes mais fortes que já tive o prazer de assistir, é o limite do desesperador. A sequência final aniquila qualquer resquício de esperança ou chances de resgate dos corpos das personagens.

Resultado de imagem para Billy Elliot movie
1. Billy Elliot, de Stephen Daldry
O primeiro de outros excepcionais filmes que o diretor faria, com muita sensibilidade e algumas cenas diversão conta a infância de um bailarino, nascido e criado em uma família de mineiros ingleses, sem a mãe e em meio a greves e violência, consegue com a ajuda de uma professora de balé desenvolver sua arte, tudo faz parte de um conjunto que prima do perfeito ao perfeito, Jamie Bell ainda muito pequeno entrega uma atuação de invejar muito ator de anos de carreira, uma trilha sonora que caiu como uma luva, tudo é perfeito demais, a obra-prima do ano 2000.

You May Also Like

5 comentários

  1. "Amnésia", "Snatch - Porcos e Diamantes" e "O Náufrago" também são os meus preferidos desse ano. O ano de 2000 foi bastante produtivo, embora eu aprecie mais o de 1999.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. eu gosto demais de dançando no escuro. eu gosto de chocolate, mas concordo, está longe de ser um grande filme. eu gosto de erin, mas longe de ser norma rae. amores brutos é realmente incrível, mas incrivelmente insuportável. entre meus diretores favoritos. acho nove rainhas fraquinho demais. eu vi quase famosos. plata queimada tb. desconfortável mas muito bom. amo amnésia. ah, réquiem para um sonho tb. gosto de billy elliot. vou ver o que tem no meu blog e te trazer os links.

    ResponderExcluir
  3. plata quemada http://mataharie007.blogspot.com.br/2013/02/plata-quemada.html
    nove rainhas http://mataharie007.blogspot.com.br/2007/12/nove-rainhas.html
    quase famosos http://mataharie007.blogspot.com.br/2008/03/quase-famosos.html

    ResponderExcluir
  4. Desta lista, apenas "Pão e Rosas" eu não assisti.

    Legal incluir o ótimo e pouco conhecido "Battle Royale".

    Do restante da lista, considero "Plata Quemada" exagerado e "Erin Brokovich" um filme comum.

    Os demais são ótimos filmes tb.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Não me atrevo a fazer listas de filmes definitivos de décadas ou maiores de todos os tempos...além de dar um trabalho danado fica na consciência pesada, rs esqueci um, deletei outro, incluí um que não merecia, enfim, filmes serão sempre revistos e revistos por nós cinéfilos e sempre faremos novas análises e revisitas!

    Contudo, gostei de sua seleção. E concordo, filmes como Gladiador às vezes são superestimados...até mesmo pelo fato do Kubrick ter feito Spartacus que pra mim é o filme definitivo do tema, aliás, você precisa assistir mesmo, Cleber!

    Réquiem para Um Sonho é meu filme de cabeceira. Malditos não terem dado o Oscar merecido a querida Ellen Burstyn mesmo que Julia Roberts tenha feito um trabalho magistral em Erin.

    Abraço
    https://cinemarodrigo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir